quarta-feira, 10 de junho de 2009

1 Ano de Lei Seca

Você ja ouviu falar em "quer aparecer, pendura uma melancia no pescoço"? Na publicidade isso também funciona muitas vezes. Ações inusitadas e muito grandes consegue além de passar a mensagem para o público "ao vivo", consegue também um grande espaço em revistas, jornais e blogs, chamado de mídia espontânea, mas não pensem que isso é facil. A agência Espalhe - SP epecializada em marketing de guerrilha, tem um departamento específico apenas para divulgar as ações nas mídias.Quem trafega no Anel Rodoviário, na junção com a BR-040 (km 533), em Belo Horizonte, depara-se com uma garrafa inflável, de 8 m, com um carro real dentro dela. Trata-se de uma campanha do Ministério da Justiça, em conjunto com o Ministério da Saúde e a Polícia Rodoviária Federal, para lembrar o 1º ano da vigência da 'lei seca'. Outro artefato foi colocado na praça do Papa. A campanha também está sendo feita nas cidades de Brasília (DF), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).

Não achei qual foi a agência responsável.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Nexo, ã?


Walter Longo, mentor em Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm e Vice-Presidente da Young & Rubicam no Brasil, provavelmente é um dos profissionais mais conhecidos, ainda mais depois do O Aprendiz, não tenho certeza mas acredito que foi o único conselheiro que acompanhou o Justus durante todas as edições do programa e claro isso tem um porquê.


Longo diz que todos os diretores de marketing devem ser demitidos, isso mesmo, demitidos!, mas não se desesperem... Ele propõe que o diretor de Marketing vire um diretor de nexo, tamanha é a falta de conexão entre as estratégias e ações de Marketing das empresas hoje em dia.

A falta de nexo é explicada pelo momento que o mundo está vivendo. “Estamos entrando num período conhecido como Tesarac”, aponta Walter Longo em entrevista ao Mundo do Marketing. Segundo o especialista, estamos num período da história em que ocorrem mudanças sociais e econômicas, transformando o mundo numa sociedade caótica e desorganizada até que a sociedade encontre uma nova ordem que a recomponha. “É uma revolução igual a Revolução Industrial. O volume de mudanças brutal que está acontecendo em todos os setores gera uma dificuldade de saber para onde as pessoas vão”, complementa.


Nesta Era de Tesarac impera o Marketing do medo. Os profissionais de Marketing estão com medo de tomar decisões. Deixa que o concorrente faça antes e depois decide o que vai fazer. “Muita gente está tomando decisão não por ter certeza, mas para não ficar para trás. Empresas de propaganda estão criando braços digitais não porque acreditam no negócio interativo, mas sim porque se não fizerem o cliente vai para outro lugar”, ressalta Walter Longo.

Por isso Walter Longo acredita que o diretor de Marketing deveria se transformar num diretor de nexo. “Ele deveria ser o grande orquestrador de todas as ações. Ele deve ser o defensor, o evangelista da marca desde o jornalzinho do chão de fábrica, que deve estar em consonância com a missão e os valores da empresa”, assegura. E aqui não entra só a criatividade, embora seja muito importante. “O que necessita é um ambiente propício a criatividade, um clima organizacional que admita erro e, num momento de crise, certas pessoas não ousam por medo de errar. Uma coisa importante é que o nexo não limita a criatividade. Nexo é ter pertinência e coerência”, conclui.

Ainda não tive a oportunidade de ler o livro NEXO, mas não tenho dúvidas que deve ser uma excelente obra. Vale a pena também acessar o site www.walterlongo.com.br e ouvir os podcasts do Walter Longo.

fonte: Mundo do Marketing

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Fome de arte

Procurando alguma novidade, vi este post. "Quem disse que as embalagens de mortadela devem ter o mesmo design gráfico sem nenhum atrativo? Pensando nisso a empresa alimentícia russa Dymov, especializada em embutidos, desenvolveu junto com o estúdio criativo Firma embalagens diferenciadas e com muito estilo, possibilitado assim decorar a sua cozinha.

Outro exemplo que ao se diferenciar você se destaca. Muito bom!"