terça-feira, 9 de junho de 2009

Nexo, ã?


Walter Longo, mentor em Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm e Vice-Presidente da Young & Rubicam no Brasil, provavelmente é um dos profissionais mais conhecidos, ainda mais depois do O Aprendiz, não tenho certeza mas acredito que foi o único conselheiro que acompanhou o Justus durante todas as edições do programa e claro isso tem um porquê.


Longo diz que todos os diretores de marketing devem ser demitidos, isso mesmo, demitidos!, mas não se desesperem... Ele propõe que o diretor de Marketing vire um diretor de nexo, tamanha é a falta de conexão entre as estratégias e ações de Marketing das empresas hoje em dia.

A falta de nexo é explicada pelo momento que o mundo está vivendo. “Estamos entrando num período conhecido como Tesarac”, aponta Walter Longo em entrevista ao Mundo do Marketing. Segundo o especialista, estamos num período da história em que ocorrem mudanças sociais e econômicas, transformando o mundo numa sociedade caótica e desorganizada até que a sociedade encontre uma nova ordem que a recomponha. “É uma revolução igual a Revolução Industrial. O volume de mudanças brutal que está acontecendo em todos os setores gera uma dificuldade de saber para onde as pessoas vão”, complementa.


Nesta Era de Tesarac impera o Marketing do medo. Os profissionais de Marketing estão com medo de tomar decisões. Deixa que o concorrente faça antes e depois decide o que vai fazer. “Muita gente está tomando decisão não por ter certeza, mas para não ficar para trás. Empresas de propaganda estão criando braços digitais não porque acreditam no negócio interativo, mas sim porque se não fizerem o cliente vai para outro lugar”, ressalta Walter Longo.

Por isso Walter Longo acredita que o diretor de Marketing deveria se transformar num diretor de nexo. “Ele deveria ser o grande orquestrador de todas as ações. Ele deve ser o defensor, o evangelista da marca desde o jornalzinho do chão de fábrica, que deve estar em consonância com a missão e os valores da empresa”, assegura. E aqui não entra só a criatividade, embora seja muito importante. “O que necessita é um ambiente propício a criatividade, um clima organizacional que admita erro e, num momento de crise, certas pessoas não ousam por medo de errar. Uma coisa importante é que o nexo não limita a criatividade. Nexo é ter pertinência e coerência”, conclui.

Ainda não tive a oportunidade de ler o livro NEXO, mas não tenho dúvidas que deve ser uma excelente obra. Vale a pena também acessar o site www.walterlongo.com.br e ouvir os podcasts do Walter Longo.

fonte: Mundo do Marketing

Nenhum comentário: