sexta-feira, 30 de maio de 2008

Intervenção para M&M’s em cinema

Pipoca, refrigerante, balas e chocolate. Esse são algumas das coisas que sempre levamos para dentro do cinema para curtir um filmezinho. E vendo isso, a Mars, detentora da marca de confeitos de chocolates M&M’s, resolveu personalizar o cinema Kinoplex do Itaim (SP) com os personagens e suas cores:

As poltronas foram todas revestidas com as cores e o “M” característico dos confeitos.


O lounge e a bomboniere ganharam divertidas cadeiras, mesas e pufs no formato dos M&M’S e de seus personagens. A ação foi desenvolvida pela AlmapBBDO e vai durar 6 meses. Ações como essa da M&M’s e da Ikea por exemplo (que decorou um vagão de trem no Japão) só mostra o quanto as empresas querem estar junto do seu consumidor e ser sempre lembrada. Só tem de tomar cuidado para não serem inconvenientes. ;)



FONTE: http://comunicadores.info/

Nova logomarca da Google na barra de endereços

Tem muito tempo que nao atualizo, mas é porque estava tendo alguns trabalhos, e trabalhos...
mas, hoje, que eu tava mais tranquilo, entrei no site da google, pra dar uma pesquisada a toa, e reparei que tinha algo de diferente na barra de endereço.


Esse ícone se chama favicon. Acredito que muitos ainda nao perceberam, antigamente era um " G ", letra maiúscula, azul escuro dentro de um quadrado, e agora, um " g " minusculo, meio rocho e "livre", muito parecido com o g da própria logomarca.








Uma pequena mudança, mas quando se pensa que é a marca mais valiosa do mundo, acho que podemos esperar mais mudanças...

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Ações Socio-Ambientais

Atualmente, a moda é ser bonzinho com o ambiente e os mais carentes,
principalmente com o ambiente.
Muitas empresas,para mostrar aos clientes que elas se preocupam
com o meio ambiente, partem para a produção de brindes ecológicos,
papel recliclado, sustentabilidade... mas a Honda foi além.

Uma "simples" carta, criada pela Inferno London, impressa em um
papel especial que contém sementes. No texto, a Honda
convida o leitor a plantar a carta e assim ajudar a
neutralizar o carbono na atmosfera.

Um marketing direto incrível, e certamente ganhará, se nao ja ganhou,
alguns prêmios pelo mundo.
Ah se toda mala direta fosse assim... certamente não haveria mais
problemas com o carbono na atmosfera...

quinta-feira, 15 de maio de 2008

BMW e seu humilde outdoor em Moscou

Na Rússia, a BMW contruiu (acredito que) o maior outdoor do mundo, com mais de 6Mil metros quadrados. Ja seria uma ação totalmente diferente, mas eles queriam mais.

Instalado no centro de Moscou, o colossal espaço publicitário conta com backlights e frontlights que dão a impressão de ser um imenso telão com algo sendo exibido. Mas isso não é nada perto dos carros de verdade: BMW’s em tamanho real, como a Z4 M Coupe, M3, M5 e M6.









fonte: Brain#9

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Cire Logo para a Copa 2014

Uma iniciativa do Blog Brain#9 que achei muito boa, e acabei participando também.

Como a logo da candidatura do Brasil para a Copa de 2014 foi odiada por quase todos, agora podemos ter a chance de mostrar como deve ser uma logomarca da Copa no Brasil.


"[...] Até lá, gostaria de convidar os designers, diretores de arte, ilustradores, ou até quem não manja nada mas está afim de fazer, para participar de uma galeria de sugestões de logotipos para a Copa no Brasil. Aquele logo que você acha que seria ideal para representar o evento, seja ele como for: sério, crítico, paródia, etc (só não pode ser ofensivo). [...]" Foram as palavras de Carlos Merigo.


E convido a todos também para participarem dessa galeria de logos, lembrando não ser concurso, prêmio ou nada do gênero.


Abraços a todos.


A minha participação: http://www.brainstorm9.com.br/2007/11/07/rafael-taguchi/

terça-feira, 6 de maio de 2008

Vitrinismo: Pouco valorizado, mas não menos importante

Procurando alguns assuntos para escrever aqui no Os 4Ps lembrei de uma aula que tive sobre vitrinismo, e resolvi dar uma estudada e pesquisada sobre, e achei algumas coisas muito interessantes.

Todas as marcas e lojas, devem ter um planejamento, tanto de comunicação, marketing, custos e uma prospecção de faturamento e um "detalhe" que anda esquecido pela maioria dos lojistas são os planejamentos do vitrinismo. Esses planejamentos podem seguir o calendário promocional ou qualquer outra forma que o dpto de marketing decida para atrair mais o público.

É fato que uma das primeiras, se não a primeira visão que uma pessoa tem de uma loja, é a vitrine, então, essa deve ser atrativa aos olhos dos clientes, mesmo havendo uma promoção ou um mega desconto.

Essa estratégia utilizada pelas lojas, não necessariamente são um grande investimento, mas utilizando bem os quali, sin e legi signos, certamente terá um gratificante retorno.



Veremos alguns exemplos de brilhantes vitrines:

























Veja mais em:
http://www.vitrinaecia.com.br/site2005/artigo68.asp

http://www.vitrinaecia.com.br/site2005/segmentos22.asp

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Para marcar o seu aniversário de 20 anos, a Fundação Cultural Palmares (FCP) lançou, nesta segunda-feira (31), um concurso para escolha da logomarca desta festa. Com o nome Logomarca Fundação Cultural Palmares 20 anos, o concurso vai selecionar o melhor projeto de criação da logo.

A logomarca vencedora vai ser utilizada em todos os eventos comemorativos e nos materiais de divulgação do aniversário da FCP. O autor do projeto vencedor será premiado com R$ 10 mil.

A Comissão Julgadora vai analisar os projetos sob os critérios de criatividade, originalidade, comunicação, aplicabilidade e representatividade. O projeto deve estar de acordo com as especificações do edital. O resultado do concurso será publicado a partir do dia 10 de junho.

As inscrições vão até o dia 16 de maio. Cada participante poderá inscrever apenas um projeto. Para concorrer, é preciso preencher o formulário de inscrição e enviá-lo pelo correio para a sede da Fundação Cultural Palmares, em Brasília. Com o formulário, o participante deve enviar uma cópia autenticada da carteira de identidade e do CPF, além do projeto de criação da logomarca. As inscrições postadas após o dia 16 ou que chegarem depois do dia 23 de maio não serão aceitas.

Mais Informações; http://www.palmares.gov.br/

sábado, 3 de maio de 2008

Teoria dos 4P´s

Ja escrevi esse post umas 4 vezes, sem saber realmente o que escrever, então, decidi escrever sobre o porque do nome 4P’s para o blog.

Certamente, a maioria ja ouvir falar nos 4P’s e ja sabem o que significa, mas para os que não sabem, os 4P’s faz parte do Mix de Marketing (formado por um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a maneira com que os consumidores respondem ao mercado.) Cada variável engloba uma série de atividades. As mais comuns em cada um dos quatro P’s são:

  • Produto

Diferentes tipos de Design

Características

Diferenciais com a concorrência

Marca

Especificações

Política de Garantia

Embalagem

  • Preço

Financiamentos

Condições de Pagamento

Prazo médio

Número de Prestações

Descontos

Crediário

  • Praça

Lojas

Canais de distribuição

Logística

Armazenamento

Distribuição

  • Promoção

Propaganda

Publicidade

Relações Públicas

Trade Marketing

Promoções



E nos próximos posts, falarei mais sobre cada uma dessas variáveis, e vou procurar exemplos do que anda acontecendo no mundo.

Abraços a todos,

Rafael Taguchi