sábado, 3 de maio de 2008

Teoria dos 4P´s

Ja escrevi esse post umas 4 vezes, sem saber realmente o que escrever, então, decidi escrever sobre o porque do nome 4P’s para o blog.

Certamente, a maioria ja ouvir falar nos 4P’s e ja sabem o que significa, mas para os que não sabem, os 4P’s faz parte do Mix de Marketing (formado por um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a maneira com que os consumidores respondem ao mercado.) Cada variável engloba uma série de atividades. As mais comuns em cada um dos quatro P’s são:

  • Produto

Diferentes tipos de Design

Características

Diferenciais com a concorrência

Marca

Especificações

Política de Garantia

Embalagem

  • Preço

Financiamentos

Condições de Pagamento

Prazo médio

Número de Prestações

Descontos

Crediário

  • Praça

Lojas

Canais de distribuição

Logística

Armazenamento

Distribuição

  • Promoção

Propaganda

Publicidade

Relações Públicas

Trade Marketing

Promoções



E nos próximos posts, falarei mais sobre cada uma dessas variáveis, e vou procurar exemplos do que anda acontecendo no mundo.

Abraços a todos,

Rafael Taguchi

Um comentário:

Anônimo disse...

pessimo